Instituto Pensar - Frente Antirracista lança campanha contra violência política de gênero e raça

Frente Antirracista lança campanha contra violência política de gênero e raça

por: Michelle Portela


Frente Feminista Antirracista visa combater o racismo institucional no parlamento brasileiro. (Imagem: Reprodução)

Dar visibilidade à questão da violência política de gênero e raça contra mulheres que estão nos espaços de poder e decisão. Essa é a proposta da campanha "A democracia precisa de diversas vozes?, lançada na última semana pela Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular. 

Movimentos e deputadas que integram a Frente mobilizam a sociedade brasileira a enfrentar essa realidade a partir de uma ação conjunta. Para a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), o momento exige articulação entre os diversos segmentos da sociedade, num momento em que o racismo institucional avança no país. 

Leia também: Professora indígena vai comandar nova Constituição do Chile

"Precisamos denunciar o problema com este governo, que promove a violência contra a mulher. Nunca no Brasil um governo esteve tão claramente contra as mulheres, num governo no qual o presidente da República se manifesta, quando os seus seguidores se manifestam agredindo a mulher.?
Lídice da Mata, durante o lançamento da campanha. 

Para a parlamentar, a campanha fortalece os atos de rua contra o atual governo. "Esse governo agride as mulheres em toda a sua dimensão de exercício de cidadania na sociedade brasileira. Por isso, nós dizemos ?Fora, Bolsonaro!?, genocida do povo brasileiro, mas também pelo que ele significa de ataque à luta das mulheres e à vida das mulheres em nosso país?, finalizou. 

Leia mais: A revolução é feminina, negra e socialista, afirma Lídice da Mata

Frente é experiência pioneira na América Latina 

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular é uma experiência pioneira na América Latina, reunindo mandatos de parlamentares, movimentos e organizações de mulheres feministas. Sua atuação tem como objetivo afirmar a agenda política das mulheres brasileiras pela igualdade, direitos e respeito à nossa diversidade, buscando construir possibilidades de contenção da agenda ultraconservadora no Congresso Nacional.

Deputadas que compõem a Frente Parlamentar, como Talíria Petrone (PSOL-RJ), Joênia Wapishana (Rede-AP) e Maria do Rosário (PT-RS), já sofreram violência política em diferentes momentos da sua atuação parlamentar. Entre os movimentos que integram a Frente, também há relatos de intimidação, agressão verbal e criminalização.

Confira o lançamento da campanha

Com informações do Brasil de Fato



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: